segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Bichinho da Leitura


É do conhecimento de todos a importância da leitura no desenvolvimento das crianças. O desejo de ler surge a partir da descoberta, no registo escrito de uma mensagem como se se tratasse de um passo mágico. E como ler é sempre uma forma de viajar, o constante incentivo à leitura constitui uma preocupação permanente para abrir novos e deslumbrantes caminhos do conhecimento, da fantasia, da aventura, do maravilhoso,... e da Língua Portuguesa.




No âmbito do Plano Nacional de Leitura, os alunos do 2º ano encontram-se a desenvolver as competências de leitura da obra A História da Pequena Estrela , da autora Rosário Alçada Araújo, escolhida de acordo com o Tema Cultural "Terra, Fonte de Vida": Deus confere a todo o SER CRIADO o direito de ser respeitado e o dever de desempenhar uma missão, a tarefa mais bonita que pode fazer neste mundo, seguindo em frente com a preocupação de fazer o que acha que deve ser feito. O resto não está nas nossas mãos!
Esta maravilhosa aventura começa quando a Pequena Estrela se enche de coragem e toma a decisão de deixar o céu e descer à Terra à procura de uma vida mais alegre e bonita. Ao chegar ao Lugar dos Grandes Corações conhece a Árvore da Sabedoria que lhe dá a conhecer um novo mundo, bem como a descobrir a missão de cada um, em cada lugar, sem qualquer receio e sem nunca desistir, vivendo um dia de cada vez, apreciando e saboreando cada momento com a consciência que o nosso mundo é muito grande.
Tais experiências mudaram para sempre o coração da Pequena Estrela, aprendendo a lição da sua vida, regressando depois ao lugar onde pertencia, o Céu.
Numa primeira abordagem a obra foi apresentada aos alunos de forma sugestiva, chamando a atenção para as ilustrações, personagens e situações, despertando a curiosidade pelo enredo, sem esquecer a leitura em voz alta pela professora e pelos alunos.
De momento, os alunos encontram-se a trabalhar de acordo com a estratégia da leitura orientada por capítulos, com a identificação e caracterização das personagens, a interiorização das estruturas próprias da narrativa, criando, assim, apetência pelo livro, aguçando, ao mesmo tempo, o desejo de ler e treinar o domínio do funcionamento da língua com o apoio de fichas de trabalho.
Ana Paula Andrade, Margarida Santos e Sónia Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário