domingo, 18 de abril de 2010

Brincar com as Rimas...

Através da rima, as crianças conseguem descobrir, de forma lúdica, o mundo dos sons e das palavras que despertam a fantasia e desenvolvem a linguagem.
Após a leitura de um poema relacionado com o Dia 1 de Abril, propus aos meus alunos que inventassem rimas. No final cada um leu aos seus colegas de turma as rimas que inventou. Juntámos todas as rimas e elaborámos um livro: "As Rimas do 3.ºC".
Deixo-vos algumas das muitas rimas divertidas inventadas pelos alunos...
Eu fui ao oceanário
E trouxe um tubarão
Levei-o comigo
para o Japão
Vi uma borboleta
Muito colorida
Com uma chupeta
A fazer uma corrida
Vi um anão
A comer um pão
Saltou do avião
E foi parar ao Irão
A caminho da praia
Eu vi uma menina
O seu nome era Soraia
E tinha cabeça de papaia
Eu sou a Maria
Cara de melancia
Gosto muito de falar
Sempre com muita alegria!
Olha ali um capitão
atrás de um avião
a comer um pão
em cima de um balão
Eu vivi em Paris
Perto de um chafariz
Com uma perdiz
Chamada Marianiz

Sem comentários:

Enviar um comentário