terça-feira, 13 de abril de 2010

Nomes próprios a sorrir

Foi proposta a elaboração de um pequeno poema em conjunto. Cada aluno deveria inventar algo divertido, usando o nome do seu colega do lado e uma das suas características, talvez a que mais se destacava. Pretendia-se que surgissem palavras muito simples (sem casos de leitura), para que todos os alunos pudessem ler e escrever com correcção e relativa facilidade todas as palavras. Depois de entrarmos em acordo acerca da proposta apresentada, o aluno que realizou a proposta, deveria escrever a frase no quadro para que os restantes colegas registassem o poema elaborado no seu caderno. Por fim cada aluno deveria ler o que tinha sido escrito a seu respeito, divertindo-se com o que escreveram.
Este foi o primeiro momento em que os alunos deram conta da existência de diferentes formas e intenções de escrita.
O principal objectivo desta actividade era mostrar que a leitura e a escrita podem ser actividades muito divertidas e aliciantes, motivando-os e alertando-os para a diversidade da escrita.
Lê e ri...
A Adriana lê.
A Ana Miguel ri.
A Aurora joga.
A Beatriz vai ao judo.
A Carolina sai muito rápido.
A Helena vê o amigo.
A Inês leva a boneca.
O João Guilherme vai à baliza.
O João Rodrigo vê calado.
O Jorge come a banana.
O Diogo comia tudo...
A Juliana é amiga.
A Mafalda sabe o que fala.
A Maria Beatriz não sai do tapete.
A Maria mexe no cabelo.
A Maria Miguel come o pão.
O Martinho e a mana.
A Matilde sai do sítio.
O Miguel leva o recado.
O Sasha fala muito bonito.
O Rafael é pequenino.
O Tomás Silva fala pouco.
O Tomás Estarreja vai e vê o mano.
A Vanessa foi e não veio.
1º Ano C

Sem comentários:

Enviar um comentário