domingo, 7 de março de 2010

As TIC e a Aprendizagem


No dia 6 de Março reunimos para falar e aprender sobre mais um tema da nossa formação "As TIC". Todos concordámos com a importância da inclusão das tecnologias para desenvolver competências interdisciplinares e a grande maioria referiu já utilizar com alguma frequência instrumentos de referência e materiais on-line nas suas aulas.
Durante a aula fizemos um roteiro pelos diferentes sites de referência para o Português e alguns sites infantis disponíveis.
Aprendemos que podemos utilizar estes materiais de formas diferenciadas, acompanhando os alunos nos seus processos de pesquisa, construíndo itinerários de percurso, utilizando-os para leitura em voz alta ou ainda para visitas virtuais como ensaio de visitas presenciais.
A Profª Paula preparou-nos uma lista riquíssima de websites que podemos consultar para enriquecer as nossas aulas. Escolhi alguns que vão ficar agora à distância de um clique para futuros contactos.
http://www.app.pt/dosmaisnovos/
http://www.históriadodia.pt/pt/index.aspx
http://www.sitiodosmiudos.pt/gramatica/default.asp
http://www.prof2000.pt/users/historias/
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/aprender-português/a-ler/

1 comentário:

  1. A utilização das TIC em situação de aula tem vindo a ganhar cada vez mais destaque. Efectivamente, na nossa sociedade as tecnologias são o grande atractivo das crianças. O difícil é, muitas vezes, termos as condições ideais para promover este tipo de pedagogia. Ou por falta de meios físicos e materiais, ou por ter uma turma com muitos elementos, que é o meu caso (25 alunos do 1º ano), dificultando a participação individual de todos.
    Utilizo por vezes o computador em sala de aula, principalmente para apresentar informação aos alunos. Tive uma experiência com uma turma de 4º ano, com alunos de meios socialmente muito desfavorecidos, no ensino público, em que a utilização da “Escola Virtual” foi um meio de captar a atenção e motivar as crianças para as aprendizagens. Pela situação complicada da turma hesitei bastante antes de avançar com as TIC nas aulas, mas o resultado acabou por ser muito positivo, uma vez que os alunos, sabendo que só usufruiriam do programa já referido se trabalhassem e melhorassem o seu comportamento, acabaram por fazê-lo. Tirei assim partido das aprendizagens que fizeram e da melhoria do comportamento e do ritmo de trabalho em geral.

    ResponderEliminar