Incentivada pelo jogo e pela poesia, desafiei os meus alunos a brincarem com o seu nome e a jogarem às rimas. Começámos por fazer a pares uma "teia" de palavras que rimavam com o nome de cada um e depois outras palavras para "encher" o nosso texto. Tudo era permitido, verdades, invenções, palermices... aquelas idéias que normalmente não falamos, nem escrevemos. Naquele dia, naquele instante, naquele jogo podíamos tudo....
Criatividade e mãos à obra saíram muitos textos engraçados, muitas gargalhadas e ainda, textos interessantes de alunos que muitas vezes têm dificuldade em exprimir-se, libertar-se e brincar consigo mesmos.
Deixo-vos alguns exemplos:
Criatividade e mãos à obra saíram muitos textos engraçados, muitas gargalhadas e ainda, textos interessantes de alunos que muitas vezes têm dificuldade em exprimir-se, libertar-se e brincar consigo mesmos.
Deixo-vos alguns exemplos:
Cinderela
Cinderela tem uma cadela
Que anda sempre atrás dela
Para lhe roer a chinela.
É uma donzela
Todos gostam dela
Cinderela tem uma cadela
Que anda sempre atrás dela
Para lhe roer a chinela.
É uma donzela
Todos gostam dela
Pois tem olhos de gazela
Cinderela que é tão bela
Não gosta de pintar a tela
Vem ver o sol da janela
Coitada da Cinderela
Não tem luz em casa dela
Tem que acender uma vela.
Cinderela que é tão bela
Não gosta de pintar a tela
Vem ver o sol da janela
Coitada da Cinderela
Não tem luz em casa dela
Tem que acender uma vela.
Afonso
Chamo-me Afonso
Fui até à Torre Eiffel
Peguei no pincel
para pintar no papel
Vou casar com a Isabel
E dar-lhe um anel
E vamos os dois
Para a Lua de Mel
Qualquer dia vou a Timor
Jogar computador
Até me dar uma dor
Pra depois ir ao doutor
Chamo-me Afonso
Fui até à Torre Eiffel
Peguei no pincel
para pintar no papel
Vou casar com a Isabel
E dar-lhe um anel
E vamos os dois
Para a Lua de Mel
Qualquer dia vou a Timor
Jogar computador
Até me dar uma dor
Pra depois ir ao doutor
Temos poetas!
ResponderEliminarCom este tipo de exercícios estimulamos a oralidade e o desenvolvimento da consciência fonológica, fundamental na aprendizagem da leitura e da escrita!