quarta-feira, 10 de março de 2010

Novas velhas práticas

Quem nunca fez jogos na sala de aula? Certamente que todos nós já o fizemos. Mas será que estamos preparados para os utilizar frequentemente, como ferramenta de ensino de conceitos e conteúdos? Para entregar nas mãos do aluno a procura do conhecimento e a orientação dessa tarefa?
Não é fácil. Eu sei por ter passado por essa hesitação. Propuseram-me que o fizesse. Começou assim o desafio de abordar dessa forma (denominada Abordagem Activa de Descoberta) “o verbo”, num 1º ano de escolaridade. Sim, o verbo… Na minha cabeça gerou-se o caos. Como conseguiria? Que actividades? Como começo a falar de uma coisa da qual não é sequer suposto falar-se nesta fase? Sentei-me, pensei, formulei, reformulei… Vezes e vezes sem conta. Passaram semanas até que ficasse pronta a organização das actividades a desenvolver.
Passei à acção. Passo a explicar, muito resumidamente. Comecei por ler uma história que criei e que publicarei aqui para que consultem. Terminada a história conversámos sobre ela e os alunos concluíram que o Sr. Verbo faz muita falta. Seguiram-se actividades simples de manipulação do verbo, em pessoa e tempo, entre outras tarefas. Para terminar os alunos mimaram verbos escolhidos por eles próprios. Comprovei que o meu principal objectivo, de que fosse feita a associação “verbo / acção”, foi atingido com sucesso, pela totalidade da turma.
Apesar de nos tomar mais tempo do que uma metodologia puramente expositiva, este modo de abordagem traz resultados muito positivos. Os alunos sentem-se mais motivados e envolvidos na aprendizagem.
Aconselho toda a gente a experimentar!

1 comentário: