segunda-feira, 22 de março de 2010

Leitura "mais" Funcional...


Nos dias de hoje, considera-se de extrema importância que as crianças contactem o mais possível com diferentes modelos de escrita de forma a entenderem que a escrita tem muitas funções.

Assim, privilegio na minha sala de aula diferentes momentos de leitura: as Novidades, quando algum aluno traz algo para ler aos colegas; a Leitura Recreativa Individual ou Colectiva; a Leitura Funcional;...

Durante este último momento, os alunos, a pares ou individualmente, utilizam o Ficheiro de Leitura Funcional, que está organizado em fichas de trabalho com exercícios de interpretação acerca de um determinado modelo de escrita em anexo no Ficheiro: uma receita; um mapa; um convite de aniversário; um panfleto publicitário; um horário de comboios; uma informação meteorológica;...

As crianças lêem, observam o texto (modelo) e respondem às questões relativas ao mesmo. Este tipo de tarefa permite-lhes desenvolver a capacidade de manipular determinado escrito e compreender a sua função no dia a dia das pessoas.

Ao tratar-se de uma receita, a turma pode trabalhar em colectivo, dando uma componente mais prática ao Ficheiro e confeccionar o bolo, seguindo as instruções da mesma.

É só uma ideia "saborosa" que deixo no ar...

1 comentário:

  1. Pela imagem, o produto final parece bastante apetitoso!
    Os textos instrucionais fazem parte da nossa vida quotidiana. Experimentar uma receita de culinária, ler as instruções de um jogo, preencher um impresso ... são actividades que pressupõem que as crianças dominam um conjunto de estratégias específicas no plano do ensino da leitura, concretamente na compreensão de textos.

    ResponderEliminar