sábado, 20 de março de 2010

Por falar em vogais...



Muitas dores de cabeça dão as vogais no 1º ano. São 5 letrinhas apenas, mas que se lêem de tantas formas diferentes…
O “a” tem 2 sons, o “e” tem 4 sons, o “i”, tal como o “u”, tem um só som, mas já o “o” tem 3 sons.
Imaginando a confusão que passa naqueles pequenos cérebros, lembrei-me de os ajudar. Peguei numa história que falava das 5 vogais. Contava que elas viviam numa cidade longínqua, muito tristes, porque cada uma tinha apenas um som, o som do seu nome. As palavras ficavam, por isso, estranhas. Os alunos, nesta altura, disseram palavras utilizando apenas vogais abertas, constatando que não soava nada bem…
Arranjei umas imagens engraçadas e tentei mostrar-lhes que a diferença está no modo diferente de articular os sons. Um “smile” tinha a boca muito aberta, para articular sons como em “pato, bola, vela”. Outro tinha a boca numa posição intermédia, para usar em palavras como “caneca, camelo ou bolo”. O terceiro tinha a boca mais fechada, para articular “sino, lume, e”. O último tinha a mão à frente da boca, fazendo sinal de “shhhh, silêncio”, para o som “bife”, ou “pote”, uma vez que este som, na maioria das vezes, é quase imperceptível.
A actividade foi muito interessante e os alunos adoraram. No final sabiam dizer, por exemplo, que o “e”, o “o” e o “a”, no fim das palavras, têm, cada um deles, o mesmo som (bolo, cama, pote).
No fundo só o treino os fará mecanizar tudo isto, mas quando há dúvidas indico o “smile” que corresponde ao som e é assim mais fácil que o identifiquem.
Espero que vos possa vir a ser útil esta actividade. Tenho todo o material que utilizei, em suporte digital, incluindo a história, para quem estiver interessado. É só pedir!

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