sexta-feira, 14 de maio de 2010

Hortas pedagógicas – da semente ao fruto


No âmbito do tema “Natureza”, os alunos do 3º ano do Colégio da Rainha Santa Isabel, em estreita colaboração com o exploratório Infante D. Henrique, levam a efeito o projecto “Hortas pedagógicas – da semente ao fruto”.

Neste projecto o aluno pode interagir directamente com a planta/solo, responsabilizando-se pelo desenvolvimento dos seres que iniciaram um novo ciclo de vida com a sua ajuda. É um trabalho de campo contínuo, dado que o aluno acompanhará toda a evolução da planta até à sua colheita, ficando com o produto final. Aprende a cultivar os alimentos de forma biológica, e diferentes práticas hortícolas básicas como: sementeira directa, sementeira em alfobre, sementeira em alvéolos, transplantação…





Presta à planta os cuidados culturais necessários ao seu desenvolvimento: sacha, monda, rega, poda… Paralelamente a este processo, são estimulados hábitos alimentares adequados e promove-se a consciencialização de que todos somos responsáveis pelo que de bom e de mau se faz no nosso planeta.

Já em sala de aula, fazendo conexão com a Língua Portuguesa e tirando partido do uso das TIC, os alunos aprofundam conhecimentos sobre plantas que consomem habitualmente.
É com grande alegria e entusiasmo que as crianças participam neste projecto.
Carla Rei e Maria Augusta Freire

Sem comentários:

Enviar um comentário